quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Curso de AAE - Resposta para o Fórum do grupo.

O AEE vem contribuir para a aprendizagem de todas as crianças. Pensada para os sujeitos que demonstram necessidades educativas especiais, mas com o passar do tempo, percebesse que os alunos ditos “normais” também acabam aproveitando a forma diferenciada em que se ensina e aprendem de forma mais facilitada, entretanto, o AEE é feito para todos aqueles que possuem “deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”. ( Módulo II – AEE , Unidade A, página 3)
Quanto a minha experiência de escola sobre o atendimento de SRMF * O professor de AEE elabora um plano para cada sujeito, para assim conseguir compreender qual é a sua forma de aprendizagem, onde estão as suas dificuldades, facilidades e ou interesses, mas tudo baseado conforme suas especificidades. Quanto às crianças de educação infantil, esses encontros ocorrem quinzenalmente, na própria escola da criança, onde a professora da SRMF vem até a escola, conversa com a criança, lhe observa e auxilia também o professor titular da turma, explicando formas mais facilitadas de conseguir ensinar o seu aluno com NEEs. Já na escola fundamental, esse atendimento ocorre na Sala de Recurso Multi Funcional, em turno oposto ao ensino regular, onde há diversos materiais que podem possibilitar uma aprendizagem mais promovida.
Como colocado inicialmente, as crianças ditas “normais” acabam por se aproveitar inconscientemente ou conscientemente, dessa forma diferenciada de ensino e passam a descobrir que é possível aprender com mais facilidade. Demonstrando interesse em compreender e não apenas decorar para uma prova.
Quando se aprende com significado a aprendizagem fica internalizada e sendo assim, todos os alunos, sendo de AEE ou não, acabam por aprender tranquilamente.  Tudo isso, graças a parceria do professor da SRMF com o professor titular da turma, pois ambos estão unidos em prol de um bem comum, a aprendizagem de quem possui necessidade.
Afinal, quem hoje em dia não possui dificuldade? Quem é  o dito “normal”? Questões a se pensar, que certamente  resultaria um bom debate, e coloco que, bom seria se todas as escolas pudessem ter uma SRMF bem equipada, com pessoas capacitadas para oferecer um trabalho de qualidade a esses alunos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do professor 2011

Desde pequena já brincava com o quadro e com o giz. Minhas bonecas eram os alunos. O desejo de ser professora já estava presente. Brinquei muito de ensinar. Durante bastante tempo, estudei muito para poder aprender a ensinar. Depois de muito tempo, aprendi que ensinar é um ato de amor.... e esse amor, tenho comigo desde criança. Muito obrigada a todos professores e professoras que passaram pela minha vida, até mesmo aqueles que tive que rever na 5ª série, pois eles gostavam tanto de mim que pediram para que eu voltasse a mesma série no ano seguinte hehehe Tudo é aprendizagem. Agradeço a todos que de alguma maneira me incentivaram a amar esse caminho.... 
NADA É POR ACASO! Parabéns a todos professores.... Parabéns a todos que ensinam pelo simples fato de amar o que faz.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Uma imagem que mostra muito mais


Entre tantas atividades, há aquelas que marcam mais.

Há aquelas que mostram muito mais do que aconteceu.

Nessa foto, as crianças estavam retornando de uma atividade, entretanto, essa imagem diz muito mais
do que um simples retorno e sim.....
Mãos dadas, seguindo em frente,
com o verde os acompanhando e guiados por sabedoria.

Alunos da EMEI Chapeuzinho Vermelho - Campo Bom - RS
 

Pensamento da semana.... que chegou nesse exato momento....

Tudo que se ensina com carinho
é aprendido com muito significado.