quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Uma pequena, mas longa história em comemoração ao meu fazer pedagógico


As comemorações começaram na terça, alunos alegres logo cedinho e que diziam.... “pofê” Aline eu fiz uma coisa para ti mas é segredo”. Mais tarde me chamam e como era segredo, “ eu não sabia de nada e fiquei impressionada com a “surpresa” que as turmas me prepararam, mas mesmo já sendo sabedora, as homenagens me fizeram ficar emocionada. Obrigada a todos que fazem parte da EMEI Chapeuzinho Vermelho.

Na quarta feira as comemorações continuam, logo cedinho chego na EMEI Casinha da Alegria e uma aluna me chama e diz : “Oh Aline, tu estava com saudades de mim?” E eu mais que rápido respondi: Claro que sim Amandinha. E ela continua.... sabe eu estava com tanta saudade que aqui chega a estar doendo) E nesse momento ela mostra o local do seu coração. NÃO PRECISO DIZER MAIS NADA NÉ? Se eu já estava feliz pelo meu dia, fiquei mais feliz elevando na potência 100000. Logo depois chega uma aluna do Jardim me entregando uma cartinha que me fazia seguir algumas pistas... como 10 polichinelos de forma engraçada, dar passos de elefante, de colocar acessórios e cantar uma música, de pular como sapo ou canguru dentro de um saco, de ir caminhando por um longo caminho usando apenas duas folhas de jornal, logo depois colocar um chapéu de palha e cavar um tesouro, onde encontrei um lindo presente enterrado.... e que me fez chorar.

E assim as turmas aos poucos foram prestando suas homenagens, uma mais especial do que a outra, logo a homenagem das meninas da Casinha surgiu em minha frente.... um belíssimo café da manhã mais parecido com um café colonial, com direito a suco, iogurte, café,bolo, pães, cuca, chimia, nata, linguiça, queijo, presunto, nata... entre outras delícias.... que na verdade virou um almoço em função do meu fazer pedagógico. Mas tudo faz parte e agradeço mesmo assim!

Depois a tarde, recebi uma ligação da EMEI Paulistinha pedindo para que eu fosse resolver uma situação entre duas professoras.... saí  correndo pedindo a Deus que tudo fosse resolvido e não querendo acreditar na rixa entre as duas excelentes profissionais envolvidas na suposta situação.... logo que chego, toco a campainha e nada de me atenderem, a sala da professora que supostamente estava trancada e que não queria ver ninguém e que gritava direto estava toda fechada, tentava escutar os gritos, mas o silêncio imperava, e ninguém chegava para abrir o portão, até esse momento minha cabeça fervilhava dizendo não acreditar  que justo no meu dia teria que separar a briga entre professoras... toco mais uma vez a campainha e logo vem a “tia” da cozinha com uma cara séria e eu pensei pronto... a coisa tá feia mesmo.... e ela me diz, desculpe Aline eu não escutei que tu tinha tocado a primeira vez... mas a minha cabeça estava tão longe que eu nem me dei conta de que... como ela sabia que eu tinha tocado duas vezes se ela não tinha ouvido a primeira vez???????.... mas continuei... larguei as coisas na secretaria e fui até a sala da profe... respirei fundo e empurrei a porta.. e nesse instante eu escuto a voz que dizia...” SAI DAQUI, EU NÃO TE QUERO AQUI”... perdi o chão.... pedi inspiração a Deus para saber o que fazer e quando me preparei para abrir a porta novamente.... ela se abre sem eu ter encostado e todas as meninas e menino saltam de um canto e começam a cantar parabéns.... O que aconteceu foi tão intenso que comecei a chorar quando vi que a briga não passava de uma mentirinha do bem para homenagear essa simples pessoa que faz tudo com vontade de acertar e com interesse de fazer o que há de melhor. Depois do susto, abraços, risos, pedidos de desculpa pela brincadeira que quase me fez ir para na Unimed novamente, consigo perceber a linda sala de café da tarde me preparada com direito a taças, xícaras, bolo em forma de coração, entre outras delícias.... depois que estava recomposta, pude observar a segunda surpresa... a sala estava repleta de trabalhos dos alunos e todos com versões diferentes da Profe Aline.....

E a noite ainda tinha um encontro especial no Paulinho Pilatti.... nem preciso dizer que em meu estômago não tinha mais espaço, mas fui  “obrigada” a degustar aquelas maravilhas sem pestanejar hehehee

E para concluir, hoje na EMEI Amarelinha logo em que fui fazer a minha caminhada rotineira entre as salas desejando um bom dia.... algumas crianças vieram me abraçar me dando parabéns logo cedo.... opa.... mais uma vez a surpresa foi me informada sem querer querendo e lá teria eu que usar o meu deslumbre pela surpresa “não” esperada... hehehe o movimento era frequente, a dire correndo de um lado para outro.... e eu compenetrada em meu fazer pedagógico..... aos poucos começo a ouvir vozes demonstrando alegria, risos, gritinhos, apitos e logo recebo um convite.... “Aline, será que tu poderia vir até o refeitório?” heheh como eu já esperava, fui bem feliz... mas a surpresa realmente foi verdadeira, por mais que eu já suspeitasse, as ações foram tão especiais que me deixou REALMENTE impressionada.... todo o carinho das crianças, a alegria estampada em seus rostinhos, uns dizendo saber que era o dia da coordenadora, outros não entendiam o porque dos parabéns a você se a professora dizia que não era o “Aniversário da Profe Aline”.... mas tudo bem, a alegria quando vinham me abraçar me deixou muito emocionada.

Quero agradecer a todas as meninas e menino das Escolas que fazem parte do meu dia a dia, todos os abraços recebidos, todos os “mimos”, todas as palavras de carinho, todos os olhares, enfim, todo o apoio que recebo diariamente.

Agradeço a todos (as) que fazem parte do meu dia.... aprendo muito com todo(as) vocês!


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mais um dia da coordenadora pedagógica chegou!


Ano após ano ações foram realizadas e muita aprendizagem ocorreu pelos caminhos que percorri.
Muito a agradecer, pouco a pedir, agradecer a todas as pessoas que fazem parte do meu dia a dia, agradecer todas as vezes que por um motivo ou outro fizeram com que eu acabasse repensando minha prática.
Nem sempre o sugerido foi o ideal, mas o intuito sempre foi e continua sendo o de acertar, mas sabemos que mesmo errando estamos aprendendo. E é por isso que amo aprender!
Tenho a pedir que o sorriso, os sonhos, a alegria, o fantasiar e que o continuar sendo feliz nunca desaparece de mim e nem de você.

Obrigada por tudo que me é desejado e me aproprio desses com o intuito de que eles voltem com muita luz para todos que fazem parte de minha vida.


         

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Seduzindo Palavras


        O que fazer se o pensar vem fácil e as palavras simplesmente começam a aparecer com o auxílio dos meus dedos?
        Sinto que as palavras ficam participando de um bailado em meu pensar. Uma para um lado, outra para outro, como se decidissem entre si pela que melhor dançou  para assim  se mostrarem atraídas  e quererem aparecer no papel.
         Mas o que elas ainda não perceberam é que no bailar de minha imaginação, todas vêm e vão, não importando a forma em que se apresentam.... Pois no final, todas se sentirão seduzidas e juntas farão parte de um novo texto depois de mais um brilhante bailar dos meus pensamentos.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Frase em 5 minutos depois de muitas ações.

Sei que gosto de pensar e de escrever, entre outros gostos.... mas o de hj foi inédito....estar dirigindo e de repente procurar um lugar para parar o carro, buscar um papel e uma caneta e começar a anotar.... escrevo frases... penso.....será que com nexos? Frase pronta... guardar papel e caneta, olhar no retrovisor, ligar o carro, ligar o pisca e sair.... pensamento ainda fervilhando... elaborando e repensando na frase a pouco escrita ... Será que está boa? Será que há alguma palavra para mudar? Hum... próxima parada... sinaleira vermelha.... e lá estou.... novamente para o papel e a caneta, risco duas palavras, as troco por mais duas, risco mais uma e coloco outra em seu lugar..... Mas agora vai depender de você... saber se vai ser possível usá-la, mas depois de fazer isso em menos de 5 minutos... acredito que ela tenha algum sentido ....


 É na busca do prazer pela leitura, que encontramos a paixão pelo conhecimento.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tudo na vida

Tudo na vida tem um motivo, se hoje não deu certo, amanhã poderá dar. O importante é fazer com o intuito de sempre acertar e se por uma infelicidade não der certo, cabeça erguida e comece novamente. Se for necessário mude planos, objetivos e interesses, mas nunca desista de fazer. Tudo acontece para a gente continuar aprendendo eternamente e ter desejo de fazer sempre melhor pensando no sujeito que temos em nossas mãos!