Para
que o pensar, o fazer e o decidir possam ser desenvolvidos juntamente do saber
é necessário que o professor antes de qualquer coisa acredite que seu aluno é
capaz, independente das dificuldades que por ventura possam surgir durante a
caminhada educacional.
Diariamente
os alunos aprendem, podem até não mostrar em resposta rápida, mas o seu
processo de ensino aprendizagem está lá internalizado em seu sujeito.
Quando
a criança perceber que há significado naquilo que está sendo ensinado, aprenderá
mais facilmente e é aí que entra os saberes, pois se eu souber pensar naquilo
que me interesso, saberei fazer aquilo que almejo e saberei decidir o melhor
caminho a seguir.
Mas
saliento que isso só acontecerá se houver interesse por parte do aprendente e
do ensinante e depois que o aluno conseguir internalizar com significado, a
mobilização para que sua aprendizagem ocorra será diária.
A
escola vem trabalhando com a avaliação formativa do aluno, onde ele tem
conhecimento que suas atitudes influenciam em sua aprendizagem. Quanto as ações
ainda não realizadas, sendo um processo, elas certamente irão aparecer durante
o ano, e assim não tenho como prever quais sejam, mas as que ocorrerem terão o
intuito de oportunizar uma aprendizagem que possibilite, saber pensar, saber
fazer e saber decidir.
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