"(...) Os professores só poderão dar respostas se os alunos dirigirem perguntas. Só participa do encontro quem o desejo o explicita. A função de instruir é subsidiária, caracteriza a proto-história de uma escola aprendente. (...)" (p.115)
"(...) O sucesso dos alunos depende da solidariedade exercida no seio de euipes educativas, que facilita a compreensão e a resolução de problemas comuns. (...)" (p.113)
A partir destas palavras extraídas do livro "A escola com que sempre sonhei e nunca imaginei que pudesse existir"do grande educador Rubem Alves, escrevo grande educador pois em uma das suas palestras proferidas, ele mesmo falou que "quando se for"quer ser lembrado como tal.
Consigo entender onde ele quer chegar, ou melhor, já chegou, pois já conseguiu entrar em nossos corações com suas palavras doces e meigas, com seu olhar profundo e seu sorriso cativante. Em fim, ele já nos conquistou com seu saber-ser!!
Quem quiser repensar a sua forma de participar do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos ou até mesmo mudá-lo, é só ler seus livros, seus artigos e para quem tiver o privilégio, escutar suas palavras.
Com esta breve introdução, começo a escrever sobre algumas palavras que são de suma importância para a educação de uma criança.
Quando tudo começou, o ser humano viu que náo havia como viver e conviver sem uma sociedade, com esta já existente, com suas diversas diferenças e até mesmo igualdades é sabido que um povo só conseguirá ir em busca de um bem comum quando se reunirem e elaborarem suas vontades através de um planejamento, este quando bem feito tem muitas funções.
Formulamos idéias, construímos sonhos e para que tudo isso possa acontecer, é necessário que existam pessoas chamadas professores, pessoas estas com grande importância quando defendem idéias em que acreditam e que a sociedade precisa para que o "bem comum"tenha a sua continuidade.
Mas para que isso venha acontecer, precisa existir uma relação entre professor e aluno, onde idéias atravessem caminhos e pensamentos subam e desçam montanhas e através da sala de aula, onde esta relação acontece, possa surgir à escola, lugar onde educamos e somos educados, afirmamos nossas vontades e desejos para que possamos avaliar nossos momentos e vivências para vermos se realmente estamos construindo um furturo bem melhor para os nossos pais, para nós mesmo, para nossos filhos, para os nossos netos e gerações futuras.
Em suma, o mundo gira em torno de pessoas que vivem para construir um lugar melhor para elas mesmas.
OBS: Gostaria que todas as pessoas pensassem desta forma, não com minhas palavras, mas que todas tivessem a mesma vontade: CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário