quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Seminário de Educação - Gramado 2011


No ano passado participei  de um Seminário de Educação em Gramado – RS e nesse aprendi muito com os teóricos. Entre tantas oficinas e palestras, muito escrevi, escutei, anotei, pensei e repensei.
Mas foi com a Profª Palestrante – Laura Monte Serrat através de seus questionamentos me fez pensar e me permitir escrever sobre a seguinte questão:
Se a ação pedagógica tem a ver com conhecimento, porque falamos do caráter afetivo relacional? (energia que nos vincula a realidade)
O conhecimento é facilitado quando estamos bem e com todas as questões corporais em ordem, tanto físicas, psíquicas, orgânicas e emocionais. Esse ocorre a partir das relações que são feitas a partir de trocas, prazerosas pelo que se faz, com os outros sujeitos, mas para que as trocas ocorram, é necessário à construção de limites. E tendo ciência disso, para o entendimento de que só é possível se tentarmos e se não acontece o que queremos, é bom, pois a frustração se faz necessária para sabermos relacionar o que é nosso e o que é do outro, assim percebo que vinculamos a energia do conhecimento com a realidade que vivemos.
Aos poucos fui pensando e escrevendo o meu “achismo” 



Nenhum comentário: